Pastoral Litúrgica

Pastoral Litúrgica é o serviço destinado a animar a vida litúrgica da Igreja, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, e visando a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração.

A Pastoral Litúrgica ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia. Enfim, promove a vida litúrgica, fonte da espiritualidade e do engajamento cristão.

A Pastoral Litúrgica numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, oriunda de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

Na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística esta pastoral é organizada pela equipe Litúrgico-Celebrativa e equipes de Celebração das Missas.

A equipe Litúrgico-Celebrativa tem como objetivo planejar a vida litúrgica da Paróquia, preparar e avaliar as celebrações e qualificar os ministros e servidores para o desempenho de suas funções bem como levar os fiéis a uma participação consciente, ativa e plena, sempre animada pelo fervor da fé, da esperança e da caridade.

Dentro dessa organização litúrgica paroquial, existem as equipes de Celebrações Missa e do Batismo, que são formadas por: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística;  Comentaristas (animadores) e Leitores; salmistas, equipes de canto e instrumentistas; os quais atuam em escalas.

Além de formação geral, há também a formação específica de cada ministério, com fundamentação teórica e a parte prática. A ideia é esclarecer dúvidas e mostrar a necessidade da formação permanente dos ministros, que devem aderir a este processo de formação com espírito gratuito e comprometido com a santidade e a espiritualidade da comunidade.

No Plano Paroquial estão inseridas as reuniões mensais e alternadas entre as equipe de Leitores e Comentaristas e a equipe de Ministros Extraodinários da Comunhão Eucarística, e também retiros espirituais.

Para que possamos nos aproximar da forma ideal de uma verdadeira Pastoral Litúrgica, devemos nos organizar de forma que cada um tenha o direito e o dever de participar segundo a diversidade de ministérios, funções e ofícios existentes na Igreja.

• Coordenação da Liturgia: CÁSSIA
  • Fones: 8807-8631 / 3212-1149