SOBRE A PARÓQUIA

A devoção a Nossa Senhora Rosa Mística expandiu-se em nossa cidade por volta do ano 1991, despertando nos corações de leigos católicos do bairro Jardim São Luis, o desejo de construir uma Igreja em sua honra. Esse desejo foi ardentemente partilhado pelo Cônego Sebastião Raimundo de Castro, então vigário da comunidade, fervoroso e fiel devoto da Virgem Maria.

Para atender a devoção destes fiéis construiu-se a Gruta de Nossa Senhora Rosa Mística, local onde iniciaram-se as primeiras celebrações. A partir daí surgiu então a Associação Comunitária Pró-construção da Igreja Nossa Senhora Rosa Mística presidida pela senhora Belmice Sarmento de Castro, que em 06-04-91 convocou uma Assembléia Geral para se constituir esta Associação, que primeiramente construiu uma Capela para atender ao número, cada vez mais crescente, de fiéis e devotos que mobilizados pela fé, se empenharam para a construção da Igreja. Com a visita da imagem peregrina à cidade, em julho do mesmo ano, o entusiasmo pela construção do templo foi revigorado.

Em 11/08/2000, a igreja já quase completamente construída, foi dedicada a Nossa Senhora Rosa Mística.

Em 13/07/2002, a comunidade paroquial foi então elevada à condição de paróquia pelo arcebispo Dom Geraldo Majela de Castro, atendendo aos bairros São Luiz, Melo, Ibituruna e São Norberto. Nesta ocasião foi entronizada a imagem da Virgem trazida de Montichiari, Itália, pelo mesmo arcebispo, que a abençoou nas águas milagrosas de Fontanelle, onde tantas vezes Nossa Senhora apareceu a Pierina. O Cônego Sebastião Raimundo de Castro foi nomeado pároco da nova paróquia e padre Aderbal Murta seu primeiro Vigário.

Até esta data esta comunidade pertencia a Paróquia São Norberto, tendo como pároco Padre João Batista.
Cônego Sebastião Raimundo de Castro, saudoso Padre Tiãozinho faleceu em 14/03/2005 e Cônego Oswaldo Gonçalves Vieira foi nomeado o novo pároco da paróquia em 18/08/2005 por Dom Geraldo Majela de Castro, sendo o atual pároco da mesma.

Padre Murta faleceu em 08/03/2008.

Em 01/07/2000 foi criada a Associação Nossa Senhora Rosa Mística presidida pela senhora Wanda Torres e tendo Padre Tiãozinho como diretor espiritual. Esta Associação fundou a Casa Santa Bernadete, situada no Jardim São Luis. Ela é uma casa de passagem e tem como finalidade acolher pessoas com diagnóstico de câncer. Hoje, a atual diretoria trabalha em prol da construção de sua sede própria.

A Festa da Padroeira é celebrada todos os anos do dia 01 a 13 de julho (sendo o dia 13 o dia a ela consagrado) com a Trezena da Rosa Mística, o terço das lágrimas, coroação de Nossa Senhora, procissão, levantamento de mastro, barraquinhas e, principalmente as celebrações festivas da Santa Missa.

Conforme pedido de Nossa Senhora Rosa Mística, a paróquia celebra todo dia 13 de cada mês às 12 horas a Missa da Hora da Graça, celebração que é transmitida pela Rádio Educadora AM, na programação da Associação Católica Bom Pastor.

A paróquia conta hoje com várias pastorais e movimentos, que busca acolher e envolver toda comunidade, tendo como centro dinamizador o Conselho Pastoral Paroquial, que sob o olhar de Nossa Senhora visa sempre seguir o Cristo.