Início / Rosa Mística Notícias / 2ª edição / Liturgia Tríduo Pascal

Liturgia Tríduo Pascal

Na QUINTA-FEIRA SANTA com a Missa da Ceia do Senhor a Igreja dá inicio ao chamado TRÍDUO PASCAL e comemora a Última Ceia, quando foi instituída a Sagrada Eucaristia, onde Jesus ofereceu ao Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de Pão e Vinho. Foi o momento em também o Senhor instituiu o Sacerdócio: “Fazei isto em memória de mim”.  Durante esta Missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de humildade e santidade de Jesus na Última Ceia. Na nossa Arquidiocese também é feita a apresentação dos três óleos sagrados (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) abençoados na quinta-feira anterior. No final da Missa faz-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento e a VIGÍLIA com adoração ao Santíssimo até as 24 horas. O altar é desnudo pela Solene Desnudação do Altar simbolizando o Cristo despojado, morto por nossos pecados.

Liturgia Triduo Pascal

SEXTA-FEIRA SANTA é um dia de silêncio, jejum e oração que celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo às 15 horas, horário em que Jesus foi morto. Não é MISSA, pois não há Oração Eucarística. Acontece uma celebração com a Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

No SÁBADO SANTO pela VIGÍLIA PASCAL a Igreja espera a vitória do Senhor sobre a morte. Acontece a Benção do Fogo Novo e do Círio Pascal; a proclamação da Páscoa que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a Liturgia da Palavra com uma série de leituras sobre a história da Salvação; a Renovação das Promessas do Batismo e a Liturgia Eucarística. Logo após a Procissão da Ressurreição.

O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição, e no DOMINGO DE PÁSCOA celebramos o ponto central e mais importante da fé cristã, a ressurreição de Jesus Cristo.