segunda-feira , 26 junho 2017
Início / Pastorais e Movimentos / Movimentos / Terço dos Homens

Terço dos Homens

O primeiro Grupo de Terço dos Homens que se tem notícia surgiu na cidade de Itabi, Sergipe, em 1934, implantado pelo Frei Peregrino, oriundo do Convento de Penedo, em Alagoas. Esse grupo existe até hoje, mantendo com fidelidade o compromisso assumido há mais de 80 anos.

Mas, foi durante um momento em que alguns homens aguardavam suas esposas às portas da Casa Santuário Mãe Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió, Alagoas, que o Espírito Santo agiu, suscitando no coração deles o desejo de meditarem o Terço. Ao vê-los rezando, D. Oneida Araújo da Silva solicitou ao Padre Américo Vasconcelos que fosse iniciado o Terço dos Homens na Capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje, Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes, em 05 de março de 1997. Eram apenas 15 homens, alguns ainda vivos no dia de hoje.

O Padre José Pontes, assim que tomou conhecimento dessa realidade na paróquia, achou bastante interessante ao ponto de implantar o Terço no Santuário da Nova Evangelização, em Olinda. A partir daí, o terço toma forma, força, e contornos, ainda que primários, do que viria a ser em breve.

Sob a ação do Espírito, o Terço dos Homens encontra terreno fértil no coração dos homens, e passa rapidamente à condição de Movimento, se tornando, em muitos casos, a principal porta de acesso dos homens à Igreja. O Terço dos Homens é o encontro masculino dos devotos de Nossa Senhora para rezar pelas necessidades das famílias e pela Igreja. Estima-se que mais de 1 milhão de homens se reúnem hoje, em todo o Brasil, semanalmente, com esse propósito. O Terço pode ser rezado individualmente, mas é importante e essencial que seja rezado em grupo.

Na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, o Terço dos Homens começou a ganhar corpo em meados do ano 2013, por sugestão/orientação do nosso Pároco, padre Oswaldo Gonçalves Vieira. Hoje, são 17 (dezessete) os homens que rezam assiduamente o Terço na Paróquia, sempre às terças-feiras, iniciando logo após o término da Santa Missa das 18h30. Sob a coordenação de Florival Primo desde outubro de 2013, esse Movimento vem conquistando adesões, mercê da divulgação do Terço através de carta-convite, panfletos distribuídos nas residências e na Paróquia, e nos contatos pessoais.

Para não ficar restrito aos encontros na Paróquia, estuda-se a viabilidade de o Terço ser rezado em residências, em ocasiões especiais, ou para levar conforto e solidariedade a enfermos. Orando, evangelizando, testemunhando…

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTAS, SUGESTÕES:

Florival Rocha Primo

(38)3082-3007 // (38)9916-2051 // fprimo_rh@yahoo.com.br