Semana Santa

A Semana Santa é a mais importante do ano litúrgico, tendo início no Domingo de Ramos e se estendendo até osemana_santa Domingo de Páscoa. Encerra o tempo da Quaresma, celebrando de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É momento oportuno de retiro espiritual, um convite à conversão e renovação de vida. Não se trata, portanto, de mais um feriado prolongado, de época para viagens e outras programações que nada têm a ver com este momento de oração e penitência.

No Domingo de Ramos, lembramos a entrada de Jesus em Jerusalém, onde e quando foi aclamado pelo povo, que levantava ramos de oliveiras e palmeiras em sua homenagem. Aplaudiam-no como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Os ramos significam vitória, “Hosana ao Filho de Davi: bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; Hosana nas alturas”.

Segunda, Terça e Quarta-feira Santas: os textos litúrgicos enfocam a missão redentora de Jesus Cristo. Na Rosa Mística, teremos programação específica para esta época, com missas, procissão e celebração comunitária de penitência. Os dias, horários e eventos específicos estão disponíveis no site da Paróquia.

Tríduo Pascal: tem início na Quinta-feira Santa e é concluído no Sábado Santo, com a Vígilia Pascal, chamada por Santo Agostinho “mãe de todas as santas vigílias”. São três dias que resumem todo o mistério pascal, a paixão e ressurreição do Senhor. Celebramos a obra de redenção humana, a morte de Cristo para destruir a nossa própria morte e sua ressurreição para renovar a vida. Defrontamo-nos com o infinito Amor e Misericórdia de Deus, que enviou o Seu Filho para a nossa salvação.

Sabendo disto tudo, vivamos genuinamente esta época de oração, penitência, meditação, silêncio. Cabe a nós, católicos, preservar o significado verdadeiro desta Semana, reservando-a especialmente para Deus e participando das programações feitas pela Igreja.