Início / geral / Semana Arquidiocesana do Dízimo

Semana Arquidiocesana do Dízimo

Cônego Oswaldo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, fala a todos os paroquianos sobre a importância da devolução do Dízimo.

Ao lembrar que o “ponto de partida do dízimo é a própria Bíblia”, lembra que nela há vários textos e citações, que descrevem a importância da devolução do dízimo como reconhecimento de todas as graças que recebemos de Deus.

A Igreja e uma boa harmonia comunitária dependem da partilha, além de que somos remetido ao início da formação das comunidades primitivas, onde tudo era partilhado.

O próprio Deus partilhou conosco, abrindo mão do seu próprio Filho.

Em toda história da Igreja Católica, pela Santa Tradição, desde os apóstolos, tudo foi partilhado.

Ser dizimista é construir a Igreja, é ser solidário, é compartilhar aquilo que se tem, devolvendo uma parte das graças que foi recebida.

O coordenador da Pastoral do Dízimo, Francisco José Franco, tem a missão há 10 anos de motivar os paroquianos a assumirem o seu papel de evangelizadores através da devolução do dízimo.

Na paróquia Nossa Senhora Rosa Mística o número de dizimista é pequeno. Apesar desse número pequeno ter sua importância significativa, o Cônego Oswaldo convida a todos os paroquianos a serem dizimistas. É importante e necessário que haja mais e com alegria, afinal, na própria Palavra de Deus está escrito que “há mais alegria em dar do que em receber”.

O dízimo é importante para todo o funcionamento da paróquia, afinal, todas as despesas de manutenção do templo, os funcionários da secretaria, zeladores, pessoas que providenciam a limpeza, são remunerados com o valor recebido da devolução do dízimo. Nesta dimensãoreligiosa, a paróquia Rosa Mística aplica o dízimo em favor da comunidade para expansão da fé, levando todo o povo à adoração, louvor e agradecimento a Deus.

Também o dízimo é aplicado na dimensão Missionária, onde a paroquia busca levar a experiência de fé em Jesus Cristo a todos, aplicando os recursos na promoção de retiros e ações de evangelização, além daquelas efetuadas no templo.

Muito importante é os católicos entenderem também a dimensão social do dízimo. Na paróquia Rosa Mística, o dízimo também é aplicado nos projetos sociais da Casa Santa Bernadete, dos Vicentinos e ajuda às famílias carentes. Porém, infelizmente não é possível direcionar o suficiente para os projetos sociais, pois o que é devolvido na nossa paróquia é quase todo comprometido na manutenção do templo.

Devido ao número ainda pequeno de dizimistas, é necessário a realização de barraquinhas, ações entre amigos e outras promoções .

Aqueles que desejam ser dizimista na Paróquia Rosa Mística, podem procurar mais informações na secretaria da paróquia ou com um dos agentes da Pastoral ao final das celebrações dominicais.

Para compreender mais sobre todas as dimensões do dízimo, há mais informações no site da paróquia no endereço: