terça-feira , 23 janeiro 2018

Saúde em foco

Aedes EegyptiAs três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

SINTOMAS: A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos: enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se caracteriza por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se distingue por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue: O primeiro sintoma é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya: Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika: Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

PERIGOS e COMPLICAÇÕES:

Dengue: A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya: A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika: As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.Previnir a dengue

TRATAMENTO: Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença.

Procure um médico, se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Como denunciar os focos do mosquito?
As ações de controle da dengue ocorrem principalmente na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

Devemos dizer “a dengue” ou “o dengue”? A forma mais correta, sob o ponto de vista da gramática, é “o dengue”, no masculino. Entretanto, também está certo dizer “a dengue”, que hoje em dia é a forma mais utilizada pela população e até aceita em dicionários.

Fonte:http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/index.php?option=com_content&id=9496&Itemid=17. Acesso em 10/03/2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *