Início / Rosa Mística Notícias / 4ª edição / Nossa Senhora Rosa Mística

Nossa Senhora Rosa Mística

1º Página (Nossa Senhora)Queridos Irmãos, Rosa Mística: um título que encerra um belo e profundo simbolismo. E tudo tem a ver com a paróquia que tem como carisma evidenciar o perfume dessa rosa especial. É um compromisso de Igreja. O carisma não é propriedade nossa, mas devemos franqueá-lo a todos, pois pertence a todos.

Como Maria, Rosa Mística, que nós nos encantamos tanto, atentemos para o significado das rosas:

A ROSA BRANCA nos indica que Maria é Filha puríssima de Deus-Pai. É imaculada e sede da sabedoria. E é isso que devemos sempre nos esforçar para viver: ter uma vida pura. “Bem- aventurados os puros de coração porque verão a Deus”. Essa pureza é a reta intenção do pensar e do agir. Não se trata somente da área sexual, mas a pureza no sentido de desejar o bem a todos, não guardar mágoa, nem rancor. É ter um coração limpo, puro e sensível. Devemos ter esse coração da Virgem, Filha Puríssima de Deus Pai.

A ROSA VERMELHA é o símbolo da mãe do Filho de Deus Pai, Mãos das Dores e da Misericórdia. Isso nos indica que nós também devemos ser sensíveis às dores de quem sofre, sermos solidários, misericordiosos (Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão a misericórdia). Devemos então exalar o perfume desta rosa.

A ROSA AMARELA, por sua vez, é símbolo da Esposa do Espírito Santo, Rainha do Céu e da Terra e Mãe da Igreja. E nós devemos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo, que é luz e nos faz encantar pelas coisas de Deus. Somente quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo, sabe, fareja e tem o faro de Deus em tudo; percebe Deus em tudo, nos pequenos fatos do cotidiano.

Tem uma sensibilidade maior quem se deixa orientar pelo Espírito. E isso nós vemos na nossa mãe, a sua sensibilidade em Caná da Galileia, a sua solidariedade em todos os momentos de sofrimento, aos pés da Cruz participando da dor do Filho.

Nós devemos imitar a nossa mãe, pois a mística de suas rosas remete-nos ao compromisso que devemos assumir enquanto devotos de Nossa Senhora.

Quem ama Maria, Rosa Mística, coloca Jesus em primeiro lugar. Quem ama a mãe com certeza ama o Filho. Não para em Maria, mas através dela chega a Jesus, pois é isso que ela quer: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E nós temos o compromisso de ser e de espalhar o perfume Rosa Mística.

“Salve Rainha, ó Rosa Mística. Mãe da Igreja, rogai por nós!”

Côn. Oswaldo Gonçalves Vieira OPraem

Pároco da Paróquia Rosa Mística