Início / Rosa Mística Notícias / 3ª edição / Maria Rosa Mística, a Mãe da Misericórdia

Maria Rosa Mística, a Mãe da Misericórdia

“Virgem Maria, Rosa Mística sem mancha, que a suavidade de tuas pétalas orvalhe minha alma” (Alfonso Milagro).

É comum presenciarmos um bebê a chorar pelo colo da mãe. E quando sua mãe o toma nos braços, o pequeno já sente imediatamente a segurança e o aconchego do calor amoroso. O perfume amoroso da mãe é sentido instantaneamente pela criança, mesmo à distância. A falta deste amor materno produz uma ausência ou até um vazio interno que tão somente um amor materno pode produzir. Este amor materno o pequeno Jesus sentiu no colo de Maria. O seu perfume amoroso, como de uma rosa mística, já foi experimentado diversas vezes na sua infância. Em Jesus se revelou todo a missão do amor misericordioso do Pai por cada um de seus filhos. E Maria foi compreendendo sua missão de cuidar do seu filho e após a sua Assunção aos céus de sua presença na humanidade cuidando de cada filho com a mesma misericórdia que o Pai nos ensinou em Jesus.

Em Jesus aprendemos quem é Maria quando do alto da cruz Ele disse para São João “Filho eis aí tua Mãe”. Esta é nossa Mãe que tomou consigo seu filho nos braços todo chagado e perfurado após a sua morte de cruz. Ela que acompanhou Jesus no seu caminho sofredor da cruz com intenso amor participante. Como uma “Co-redentora” se fez presente no sofrimento do seu filho. Ela fez parte da missão de Jesus e portanto faz parte da missão de interceder por todos nós diante do seu Filho, com um amor materno e misericordioso, para nos ajudar a viver o amor de Deus em nossas vidas.

Maria Rosa Mística é a Mãe da Misericórdia, o rosto materno de Deus a nos acalentar e que como uma Mãe está atenta às nossas necessidades e deseja caminhar conosco. Nas dificuldades e provações desta vida, assim como no caminho do calvário, sua misericórdia de Mãe se manifesta. Ela nos acompanha com intenso amor participante. Pode a Mãe esquecer dos seus filhos?

Nas três rosas da imagem de Rosa Mística temos a rosa vermelha o sinal da misericórdia do Senhor que Maria deseja nos transmitir. A rosa vermelha que nos lembra as lágrimas de sangue choradas diante do calvário. As lágrimas de sangue de uma Mãe que é capaz de chorar aos pés de Jesus para interceder pelas nossas dores e sofrimentos. As lágrimas choradas pelos que sofrem pela doença, pela fome, pelo abandono, pela solidão, e sobretudo, pela afastamento de Deus. Maria Rosa Mística, como um jardim celestial perfeito, é um santuário de misericórdia com as portas do seu coração sempre aberto para acolher os filhos mais necessitados, os perdidos, os distantes, os que choram, enfim, a todos que como um bebê estão a sentir necessidade do colo materno.

(Gregório Ventura)