Início / Rosa Mística Notícias / 3ª edição / Conhecendo a Pastoral da Comunicação – PASCOM

Conhecendo a Pastoral da Comunicação – PASCOM

logo pascom 1

A Pastoral da Comunicação envolve diálogo entre fé e cultura, tem como tripé a Espiritualidade, Formação e Articulação. Sua missão é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias sendo ”ponte” entre as comunidades e o saber cristão católico. É a pastoral que integra as demais pastorais.

Estrutura-se em dois documentos importantes da Igreja, o primeiro é a “Instrução Aetatis Novae” que propõe a criação da PASCOM e articulação democrática, dialógica e participativa; o segundo documento é “Estudos da CNBB, número 75 – Igreja e Comunicação” que mostra a PASCOM como a “pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade”.

Uma das datas comemorativas importantes na PASCOM é o dia Mundial da Comunicação e, neste ano de 2016, foi comemorado o 50º Dia Mundial da Comunicação Social no dia 08 de maio com o tema: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”, em concomitância com o Jubileu da Misericórdia. Assim, o Santo Padre considerou este dia como uma ocasião propícia para refletir sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”.

Os membros desta pastoral devem ter condições de dialogar com as pessoas na sua diversidade e para isso diversas mídias podem ser utilizadas, como: rádio, televisão, sites, redes sociais, jornais, revistas e boletins. “Não é suficiente ter um plano de pastoral da comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, um contributo a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa”. (Aetatis Novae, 17).

Desta forma, a Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística iniciou seu trabalho na comunicação por meio da PASCOM que conta com diversos membros também presentes em outras pastorais. Todos são convidados a interagir com outros paroquianos e conhecer a nossa comunidade através do facebook Rosa Mística, do jornal Rosa Mísitca, Instagram e o site.

(Grace Silva Barbosa)